Entrevista com o Marco Pigossi no Famosidades


MARCO PIGOSSI - Comecei no teatro muito cedo, com 13 anos, quando resolvi fazer uma aula por curiosidade. Me encantei com a profissão e desde então nunca consegui parar. Aos 17 anos me formei e comecei a fazer teatro profissional. Um ano depois, um produtor de elenco me convidou para fazer um teste na novela [da Rede Globo] "Eterna Magia", em 2007. Depois fiz "Querido Amigos", em 2008, "Caras & Bocas", em 2009 e "Ti-Ti-Ti" em 2010. Esses foram meus trabalho na televisão. No teatro fiz "O Despertar da Primavera", em 2006, "Os Dois Cavalheiros de Verona", de Shakespeare, em 2007 e "O Santo e a Porca", do Ariano Suassuna, em 2009 e 2010.
Quais foram as dificuldades do início?
As mesmas que todos que começam. É uma carreira complicada e muito instável, tem muitos - e bons - atores. Há muita concorrência, às vezes você está trabalhando e às vezes não. Por isso é preciso ter disciplina e dedicação, aproveitar o tempo livre para estudar e se aprimorar. Recebi muitos "nãos" no começo. Mas sempre amei o que faço e nunca desisti... Já cheguei a fazer cinco testes para "Malhação" e nunca rolou, por exemplo. Mas é um trabalho encantador ao mesmo tempo.
Após gravar piloto para a versão brasileira de “Rebelde”, você ainda pensa em fazer musicais ou seguir carreira de cantor, paralelamente a de ator?
Não. Nunca cantei, cheguei a fazer algumas aulas no começo, mas como o projeto na época não passou do piloto, parei. Para fazer um musical eu teria que estudar muito antes. Do contrário, acho que não aceitaria!! [risos] Não é fácil!
Você esperava o sucesso do personagem Cássio, de “Caras & Bocas”?
Todo começo de trabalho você deseja que seu personagem seja um sucesso. Você estuda e faz tudo para que isso aconteça. Se acontecer é maravilhoso, assim como foi com Cássio. Não esperava, mas desejava e dei tudo de mim nesse papel, como em todos que eu faço. Fiquei muito feliz com o resultado!
Como foi a preparação para viver Cássio? Você fez laboratório?

Acho a palavra "laboratório" um pouco delicada. O laboratório do ator é diário. É um trabalho de observação, olhar gestos, maneiras de andar, comer, falar, sentar etc. O Cássio foi exatamente isso. Passei a observar as atitudes de pessoas nas ruas e usar o que eu

achava diferente no personagem. Com o Pedro, que é um cara amoral, inescrupuloso, irresponsável. fui buscar lembranças da minha fase mais jovem e imaturo para interpretá-lo. Conheci pessoas que se comportam exatamente como ele, que não se preocupam com o futuro ou com o bem estar dos outros, apenas o dele. É assim que você vai montando um personagem. Na televisão, o trabalho do ator é de formiguinha, você vai ao longo da novela criando aquele personagem, vendo o que funciona o que não funciona, e aprende a pensar como o personagem. Esse é o meu laboratório.
E de onde surgiu a expressão “rosa hiclete”?
Foi inventada pelo autor (Walcyr Carrasco). Ele criou essa. Depois conversamos bastante e fomos criando outras expressões com outras cores, como vermelho tomate, verde hortelã etc. Acredito que o texto é meio caminho andado e, até hoje, os autores sempre me proporcionaram bons textos. Assim foi com o Walcyr e está sendo com a Maria Adelaide [autora de "Ti-Ti-Ti"].
Você tem receio de ficar com o estereótipo de Cássio em sua carreira?

Acho que isso não aconteceu ainda, portanto muito difícil de acontecer. As pessoas não me reconhecem quando vêem o Pedro, acham que é outro ator fazendo, e quando digo que fui eu que fiz o Cássio elas se espantam positivamente. Isso é muito valioso para o ator! O Cássio ficou marcado como um personagem de sucesso na minha carreira. O Pedro está me trazendo conceito e seriedade, pois me faz perceber que um ator pode fazer pesonagens muito distintos!
E Pedro Luís é o oposto de Cássio. Como está sendo essa transformação? O público está recebendo bem?
Está! Como disse, algumas pessoas não me reconhecem, mas quando reconhecem elogiam muito meu trabalho. O público, quando me para na rua ou me reconhece, sempre me elogia pela versatilidade que eu tenho mostrado na profissão. Isso é muito bom, e é o que me estimula a seguir em frente.
Como é o Marco Pigossi fora das telas?
Tranquilo, muito tranquilo [risos]. Sou difícil de ser tirado do sério. Sou um cara reservado, preservo meu relacionamento, meus amigos e minha imagem. Quero que o público lembre de mim pelos meus personagens e acho que tenho conseguido fazer isso de maneira bacana. É nas entrevistas que o público fica conhecendo um pouquinho mais do Marco. Acho isso importante também...
Você é a favor do casamento gay?
Sim, por que não? Sou contra o preconceito, isso sim! Se eu posso casar com uma mulher, o que me difere de um gay que queira casar com seu respectivo par?
Como você lida com a fama e o assédio dos fãs?
Tranquilo, isso é um resultado e uma consequência do trabalho. Acho importante saber o que o público acha do meu trabalho afinal é só para ele que eu faço o que faço. Então sempre dou atenção quando me param, gosto desse carinho!
Uma pergunta "caliente": Você recebeu convites para posar nu?
Nãooo [risos]! Nunca recebi, isso não acontece muito com atores, principalmente os que vêm do teatro e têm uma formação.
Aceitaria se recebesse?
Se recebesse, não aceitaria também. Acho que não tem nada a ver comigo nem com a minha carreira. Quero ser reconhecido por fazer bons personagens, e diferentes, como o Cássio e o Pedro.
Quais são os seus planos para a carreira?
Vou voltar para o teatro com uma produção minha. A peça se chama "O Saque", de Joe Orton. Estou em fase de pré-produção e devo estrear no segundo semestre deste ano. O elenco está bem bacana, com bons atores! Estou batalhando muito para acontecer. Na televisão, ainda não tenho nada definido, mas tudo acontece na hora que tem que acontecer. Estou tranquilo!
Na sua opinião, qual é o segredo para um personagem de sucesso?
Dedicação, um bom texto e um personagem interessante.
Com quem gostaria de contracenar? Por quê?
Admiro muitos atores e acho que tenho a aprender com todos. Portanto não tenho preferência, sei que sempre posso aprender algo novo de todos eles, desde os mais experientes aos mais novos.

Estou muito ansiosa para o lançamento dessa peça!E vocês o que acharam da entrevista?
E não esqueçam: dia 19 de Março, iremos relembrar o Marco Pigossi em Tititi!

2 comentários:

  1. oiiiiiiiiiiiiiiiii!Nossa,como ele é fofíííssimo,por isso tem tantos fãs! :]
    tbbb,ansiosíssima,mas como sou de PE,fica difícil assistir,afinal boas peças não vêm muito por aqui! :/,assim como "o santo e a porca" não veio!Bem,mas a esperança,é a última q morre né?!

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente naum axo fofiiissimuh..rsrs
    axo perfeitiinhu..até d+ p ser realidade..kkk
    Eu keria tanto o msn dele será kii ele tem..??!!
    passa ae..tá..?!!
    sou de Salvador,BA..pow kii peninha kii a nova ti-ti-ti terminou né..?tomara kii naum demore tanto p esse gt aparecer nas telinhas novamente..!!
    meu blog é..:artigojoven.blogspot.com
    segui e comenta lá tá..?vlz

    ResponderExcluir